Restaurante Natural


Praça Ana Amélia 9, sobreloja. Ao lado da Santa Casa de Misericórdia. Centro - Castelo. Rio de Janeiro, RJ. 2292 9232 / 2220 0334

terça-feira, 9 de abril de 2013

Rio pode ter merenda vegetariana para alunos da rede municipal













A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro representa a maior rede pública de ensino da América Latina, com 1.074 escolas que atendem 680.708 alunos

As escolas municipais do Rio de Janeiro dependem apenas da sanção do prefeito Eduardo Paes para começarem a receber merenda vegetariana. De autoria do vereador Dr. João Ricardo (site), que também é médico, o Projeto de Lei 1226/2011 (veja aqui) foi aprovado na última quinta-feira (4) e segue para apreciação do prefeito.

No texto de justificativa do PL, o vereador cita a violência contra os animais como uma das razões para que o projeto vire lei: “Além da morte violenta e injusta, recebem ainda tratamento desumano durante toda a vida. Mutilados e mantidos em instalações superlotadas, são manipulados sem escrúpulos de forma a produzir maiores lucros para os criadores.”

Como médico cirurgião do Hospital Miguel Couto desde 1995, o vereador cita também as questões de saúde para justificar sua proposta, argumentando que uma alimentação vegana é a melhor para o ser humano:“Estatisticamente, é entre os consumidores de carne, ovos e laticínios que há maior incidência de males cardiovasculares, artrite, diabetes e osteoporose.”

O projeto propõe ainda que todo pai ou responsável responda se o aluno é vegetariano ou não no momento da matrícula.

Quando sancionada – o que deve acontecer em breve -, a nova lei garantirá merenda vegetariana uma vez por semana em todas as escolas municipais do Rio de Janeiro e será estendida para mais dias, conforme a aceitação dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário