Restaurante Natural


Praça Ana Amélia 9, sobreloja. Ao lado da Santa Casa de Misericórdia. Centro - Castelo. Rio de Janeiro, RJ. 2292 9232 / 2220 0334

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Globo Repórter mostra a alimentação vegetariana e o veganismo de forma surpreendentemente positiva

Confira o link para os vídeos deste programa no final da matéria.

O programa Globo Repórter exibido na noite desta sexta-feira (8), que trouxe como tema as diferenças entre a alimentação onívora (com vegetais, carnes e produtos de origem animal) e a alimentação vegetariana. Embora o programa tenha sido quase totalmente baseado na questão da saúde, foi mostrado também que nem sempre ela é o motivo principal para que uma pessoa deixe de consumir carnes, ovos e laticínios. Os termos “veganismo” e “direitos animais” entraram em alguns momentos e de forma muito respeitosa e séria.












O programa mostrou opiniões diferentes do lado médico e científico. Alguns profissionais de saúde disseram que a carne não é uma vilã para a alimentação e outros disseram que os vegetarianos levam vantagem por consumirem alimentos que protegem o organismo. Em nenhum momento foi dito que a carne é essencial porque, como sabemos, ela não é. Ao contrário, foi informado várias vezes que a carne, inclusive a de peixes e de aves, vem carregada de hormônios e outras substâncias ruins.

Poucas vezes um programa da televisão brasileira colocou a alimentação e o estilo de vida dos vegetarianos de forma tão positiva, sem deixar de mostrar também o lado de quem ainda acredita que a carne deve fazer parte do dia a dia.

O médico nutrólogo Eric Slywitch (site) simplificou a vida de quem quer fazer um prato vegano informando que basta comer de forma variada e colorida, dando muita importância aos feijões.
Um dos destaques do programa foi a participação do ultramaratonista vegano Daniel Meyer (site), que afirmou que ele e a esposa, que também é atleta, passam o mês gastando apenas R$ 200 com a alimentação. O mito de que a alimentação vegana é necessariamente mais cara caiu aí. Contando que a sua força e resistência vem de pratos simples e que todo mundo conhece como arroz com feijão, Daniel disse que há 9 anos treina como atleta de alta performance sem consumir nada de origem animal. Ele disse também que sua motivação principal são os animais e o desejo de não colaborar com a crueldade.

É claro que depois de tantos anos assistindo matérias com informações atrapalhadas, temos a sensação de que toda equipe de reportagem repetirá os velhos erros sobre o vegetarianismo. Felizmente, esta edição do Globo Repórter nos mostra que podemos estar errados quanto a isso e que o jornalismo pode e deve mostrar informações corretas e atualizadas sobre o tema.



É possível assistir a alguns vídeos do programa no site oficial do Globo Repórter, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário