Restaurante Natural


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segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Busca pela qualidade de vida impulsiona o mercado de alimentação saudável

(G1-PEGN) O mercado está em plena expansão e as oportunidades de negócio surgem todos os dias. Em São Paulo, um exemplo, é uma padaria tradicional que passou a investir em produtos orgânicos.

Na padaria tudo é orgânico, desde o bolo decorado com flores comestíveis até o cafezinho. O cardápio tem diversos tipos de sanduíches, de doces, de pães, que podem ser de nozes, amêndoas ou frutas da estação.

“A gente tem, em cada época do ano, um tipo de fruta diferente, um legume, uma erva e a gente sempre foca em trabalhar com essa matéria prima nessa período”, diz Rafael Macedo Rosa, empresário.

Rafael é um adepto da alimentação saudável, ele está no mercado gastronômico há 10 anos e, há três, abriu a padaria orgânica.

“O investimento inicial foi de R$150 mil e o retorno aconteceu em 18 meses. Atualmente 70% da nossa clientela é fiel, volta pelo menos de duas a três vezes por semana”, explica o dono da padaria.

Na padaria trabalham sete funcionários, mais de 200 pessoas passam, por dia, por pelo estabelecimento.

“Eu acho que na padaria você tem de tudo, desde as pessoas que frequentam a um bolo de banana que eu sou fascinada, né?”, diz Elizabeth Vidal, uma das clientes.

“O mercado de orgânicos no Brasil, cresce em média, 20% ao ano. Na padaria, o meu negócio não pára de crescer. O orgânico para mim é um estilo de vida, eu me alimento dessa maneira e não abriria um negócio com outro foco”, comenta Rafael.

A empresária Kátia Carvalho investiu na venda de produtos naturais. Em sua loja, o consumidor pode escolher entre 60 itens e comprar por quilo: frutas secas, cereais
e grãos de todos os tipos.

“Num supermercado, às vezes, não se consegue comprar uma quantia pequena pra atender a demanda de algumas famílias e das pessoas que moram só. Então, o granel com certeza vai de encontro ao que ela precisa”, explica Kátia.

Para começar o negócio, há dois anos, a empresária investiu R$ 80 mil e hoje, o dinheiro que entra é usado para capital de giro. Na loja podem ser encontrados desde livros voltados à alimentação saudável, até mais de 500 produtos.

Entre os itens mais procurados está um kit composto por 11 produtos naturais. Cada um deles vem embalado separadamente. Mas para o consumo eles são misturados e viram um suplemento alimentar altamente nutritivo. No mercado, o kit é conhecido como ração humana pelos diversos benefícios que traz ao organismo.

O kit é vendido a R$ 30 e representa 70% do faturamento da loja, que
recebe dois 2 mil clientes, por mês. São pessoas como Aline Antonello que passou a consumir produtos naturais em busca de qualidade de vida.

“Eu acho que é indispensável o uso de produtos naturais que te auxiliam em vários funcionamentos do seu organismo”, diz ela.

“Pra quem quer abrir um negócio como este, além de conhecimento técnico e planejamento, é preciso ter esse contato com o público. Essa busca de conhecimento com relação ao perfil dos clientes, por que, o que as pessoas estão buscando e o que elas estão buscando, é fundamental para o sucesso do negócio”, finaliza Kátia.

Assista o vídeo: http://tv.pegn.globo.com/Jornalismo/PEGN/0,,MUL1617210-17958,00.html

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